03-18-2015, 03:12 PM
Eu vejo pillowshading, sombreamento em gradiente e banding aí... evite-os, e use uma fonte de luz definida quando sombrear.
Sombreamento em gradiente é quando você simplesmente faz 'camadas' de cor, de escuro a claro, sem levar em conta o volume do objeto (o teto da casa)
Banding é quando você põe a cor escura seguindo o contorno, desprezando o volume (a chaminé)
Pillowshading é quando o objeto está mais claro no meio e escuro em volta, e também não transmite volume (a parede da casa)
O básico de sombrear é dar volume, e não "deixar mais elaborado". Se você sombreia só para adicionar cores e não representar volume, então não faz sentido sombrear.
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Pillowshading é um erro comum de spriters iniciantes. É um costume errado de pintar mais escuro nas bordas e mais claro no meio. A luz sempre vem de um lado (geralmente de cima, como o sol), e assim a sombra se acumula no lado oposto. Obviamente, se você sombrear todo o lado, menos o meio, vai parecer que a luz está dentro do objeto, e isto não é o caso num objeto opaco como a casa.
Pegue um papel em branco, e amasse-o numa bola. Depois, desamasse. Você sabe que este papel desamassado foi amassado antes, por causa dos relevos formados pelos amassos - esses relevos aparecem graças às sombras! São elas que dão a sensação de profundidade.
Sempre sombreie pensando no jogo de luz e sombra.
Sombreamento em gradiente é quando você simplesmente faz 'camadas' de cor, de escuro a claro, sem levar em conta o volume do objeto (o teto da casa)
Banding é quando você põe a cor escura seguindo o contorno, desprezando o volume (a chaminé)
Pillowshading é quando o objeto está mais claro no meio e escuro em volta, e também não transmite volume (a parede da casa)
O básico de sombrear é dar volume, e não "deixar mais elaborado". Se você sombreia só para adicionar cores e não representar volume, então não faz sentido sombrear.
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Pillowshading é um erro comum de spriters iniciantes. É um costume errado de pintar mais escuro nas bordas e mais claro no meio. A luz sempre vem de um lado (geralmente de cima, como o sol), e assim a sombra se acumula no lado oposto. Obviamente, se você sombrear todo o lado, menos o meio, vai parecer que a luz está dentro do objeto, e isto não é o caso num objeto opaco como a casa.
Pegue um papel em branco, e amasse-o numa bola. Depois, desamasse. Você sabe que este papel desamassado foi amassado antes, por causa dos relevos formados pelos amassos - esses relevos aparecem graças às sombras! São elas que dão a sensação de profundidade.
Sempre sombreie pensando no jogo de luz e sombra.